Nome da Instituição de Ensino: Escola Estadual Fausto Cardoso
Nome do (a) Estagiário (a): Lana Jéssica Castro de J. Lima
Professor: Ana Lúcia Carvalho Matos
Disciplina: Português Série: 6ª Turma: B Turno: Matutino Data: 01/11/2011
CONTEUDO
· Preposição
CRONOGRAMA
1. Entrega e leitura do pensamento do dia “A escola” de Paulo Freire aos alunos ( 3 min.).
2. Apresentação do assunto Preposição e resolução do exercício do livro (50 min.).
3. Apresentação de parte do texto “A porta errada” e Identificação do gênero fantasia/ficção (3 min.)
4. Leitura silenciosa do texto feita pelos alunos ( 4 min.).
5. Destacar as preposições encontradas no texto (20 min.).
6. Redigir um pequeno texto no caderno, que responda a pergunta. Como é sua vida? Como você gostaria que ela fosse? (20 min.).
Tempo previsto: 100 min.: 1ª aula - 07: 30 às 08: 20 / 2ª aula - 08: 20 às 09: 10
METODOLOGIA
1. Primeiro passo é a apresentação do texto “a escola” para conscientizar os alunos da importância da escola. Os alunos fixarão o texto em seus cadernos.
2. Segundo passo é a apresentação do assunto com o auxílio de cartazes que ajudará na demonstração ampla do conteúdo do livro incluindo o exercício.
3. Terceiro passo é ler, identificar o gênero e encontrar as preposições existentes em parte do texto “A porta errada”
4. Quarto passo é a redação com o tema proposto “Como é sua vida? Como você gostaria que ela fosse?”
TRECHO SELECIONADO PARA LEITURA
1. Livro: As Crônicas De Nárnia – O Sobrinho Do Mago - Primeiro Capitulo “A Porta Errada” Paginas 5 a 7
2. “A escola” de Paulo Freire
ATIVIDADES
1. Exercício do livro
2. Fazer ima redação que responda a pergunta. Como é sua vida? Como você gostaria que ela fosse?
RECURSOS: Lousa; Cartolina; Folha De Ofício; Fita Adesiva; Piloto; Caneta; Lápis; Borracha; Caderno; Livro Didático; Alunos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
· CEREJA, Wiliam Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português Linguagens, 5ª Ed. Reform.; São Paulo; Atual; 2009; 7º ano
C. S. Lewis; As Crônicas De Nárnia, O Sobrinho Do Mago; Martins Fontes; São Paulo 2002; vol. I
OBJETIVOS ESPECÍFICOS1. Estimular a cidadania
2. Compreender e interpretar o texto trabalhado
4. Promover uma série de leituras curtas em sala de aula, sendo está à primeira
5. Aprender a identificar as preposições nas frases
6. Incentivar nos alunos o prazer de se expressar na redação
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Preposição
3. Exercício do livro
4. Redação
Nenhum comentário:
Postar um comentário