domingo, 30 de outubro de 2011

Plano de aula - 1º

Nome da Instituição de Ensino: Escola Estadual Fausto Cardoso
Nome do (a) Estagiário (a): Lana Jéssica Castro de J. Lima
Professor: Ana Lúcia Carvalho Matos
Disciplina: Português      Série: 6ª         Turma: B             Turno: Matutino           Data: 01/11/2011

CONTEUDO
·  Preposição

CRONOGRAMA 
1.    Entrega e leitura do pensamento do dia “A escola” de Paulo Freire aos alunos ( 3 min.).
2.    Apresentação do assunto Preposição e resolução do exercício do livro (50 min.).
3.    Apresentação de parte do texto “A porta errada” e Identificação do gênero fantasia/ficção (3 min.)
4.    Leitura silenciosa do texto feita pelos alunos ( 4 min.).
5.    Destacar as preposições encontradas no texto (20 min.).
6.    Redigir um pequeno texto no caderno, que responda a pergunta. Como é sua vida? Como você gostaria que ela fosse? (20 min.).
Tempo previsto: 100 min.: 1ª aula - 07: 30 às 08: 20  /  2ª aula - 08: 20 às 09: 10

METODOLOGIA
1.    Primeiro passo é a apresentação do texto “a escola” para conscientizar os alunos da importância da escola. Os alunos fixarão o texto em seus cadernos.
2.    Segundo passo é a apresentação do assunto com o auxílio de cartazes que ajudará na demonstração ampla do conteúdo do livro incluindo o exercício.
3.    Terceiro passo é ler, identificar o gênero e encontrar as preposições existentes em parte do texto “A porta errada”
4.    Quarto passo é a redação com o tema proposto “Como é sua vida? Como você gostaria que ela fosse?”
TRECHO SELECIONADO PARA LEITURA
1.    Livro: As Crônicas De Nárnia – O Sobrinho Do Mago - Primeiro Capitulo “A Porta Errada” Paginas 5 a 7
2.    “A escola” de Paulo Freire
ATIVIDADES
1.    Exercício do livro
2.    Fazer ima redação que responda a pergunta. Como é sua vida? Como você gostaria que ela fosse?
RECURSOS: Lousa; Cartolina; Folha De Ofício; Fita Adesiva; Piloto; Caneta; Lápis; Borracha; Caderno; Livro Didático; Alunos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:  
·  CEREJA, Wiliam Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português Linguagens, 5ª Ed. Reform.; São Paulo; Atual; 2009; 7º ano
C. S. Lewis; As Crônicas De Nárnia, O Sobrinho Do Mago; Martins Fontes; São Paulo 2002; vol. I                         
          OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1.    Estimular a cidadania
2.    Compreender e interpretar o texto trabalhado
3.    Instigar a vontade da leitura de Fantasia e Ficção
4.    Promover uma série de leituras curtas em sala de aula, sendo está à primeira
5.    Aprender a identificar as preposições nas frases
6.    Incentivar nos alunos o prazer de se expressar na redação
   CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1.     Preposição
2.     Leitura e análise do gênero do texto - Aventura / Fantasia
3.     Exercício do livro
4.     Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário